quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Migração de Servidores Físicos - Samba

Migração de Servidores Físicos - SambaSamba

Há algum tempo atrás me passaram a missão de migrar o servidor PDC da minha empresa devido um processo de virtualização que estamos passando.
Primeiramente usei o mesmo Sistema Operacional no servidor novo e os mesmos pacotes do Samba, copiei os arquivos de configuração de um servidor para o outro, mas vi que somente isso não resolvia meu problema. Então vou mostrar o procedimento correto.


Abaixo a configuração do meu servidor antigo:

Sistema Operacional: CentOS 5.3 i386
Versão do Samba: 3.5.12
Autenticação: OpenLDAP

Servidor Novo:

Sistema Operacional: CentOS 5.7 x86_64
Versão do Samba: 3.5.15
Autenticação: OpenLDAP

# Entre no servidor antigo e execute o seguinte comando:

net getlocalsid
net getdomainsid

# Salve as duas saídas.
# Entre no servidor novo:
# Instale os pacotes do Samba e de forma alguma reinicie o serviço. Copie o arquivo de configuração do samba do servidor antigo.
Execute os seguintes comandos

net setlocalsid (+ resultado do comando net getlocalsid do servidor antigo)
net setdomainsid (+ resultado do comando net getdomainsid do servidor antigo)

# OBS: não é necessário os parenteses "()"

# Feito esse procedimento reinicie o serviço do Samba e pronto. No meu caso foi necessário fazer mais um passo, pois meu servidor usa o OpenLDAP para autenticar os usuários

smbpassword -W

# Pronto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário